sexta-feira, 31 de julho de 2009

Nova CEDAE faz teste de sistema de detecção de vazamentos eletrônico em adutora

Técnicos da Nova CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgoto) instalaram hoje em uma adutora principal próxima á estação de tratamento de água do Guandu cinco sensores do sistema Ortomat para testar o funcionamento deste sistema de detecção de vazamentos.
Este sistema, que é fabricado pela Wagamet AG (Suíça), permite a detecção de vazamentos invisíveis em redes de abastecimento de água através de sensores que escutam os ruídos típicos de vazamentos na rede.

Os sensores são imobilizados na adutora com uma ponta imantada que possui uma força de adesão de seis quilos. Os sensores ficarão coletando informações durante uma semana naquele trecho da rede da Nova CEDAE. A leitura destes sensores, que possuem uma memória para 40 dias de medição, é realizada via rádio sem necessidade de retirar os sensores da rede. A analise dos dados coletados será realizada na próxima sexta-feira, dia 7 de Agosto. Em seguida será realizada uma busca intensificada com um correlacionador de ruídos na proximidade dos sensores que apresentaram sinais de vazamentos.

A utilização de um GPS é muito conveniente para depois lembrar os pontos aonde foram instalados os sensores.

Conforme estatísticas federais do Ministério das Cidades, a taxa de perda física no Brasil na média é de 40% da produção, ou seja, dos 50 mil litros de água que a ETA Guandu produz por segundo, apenas 30 mil litros chegam no hidrômetro dos consumidores. Na Europa, aonde o uso de sistemas de monitoramento eletrônico de vazamentos já é mais comum, a taxa de perdas físicas fica na faixa de 2%.

Apesar que o Brasil possui reservas abundantes de água doce, o tratamento desta água e a distribuição para a população é cada vez mais difícil, devido ao crescimento da demanda e a idade da rede. O monitoramento de vazamentos com dataloggers permite a detecção de vazamentos com muito mais agilidade em uma área muito maior do que o procedimento tradicional (geofonamento manual). Além disso, esta nova tecnologia reduz consideravelmente a necessidade de trabalho noturno na detecção de vazamentos.

Nenhum comentário: