segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Teste em campo com Nova CEDAE apresentou vazamento de grande porte em adutora

No dia 31 de Julho foram instalados cinco dataloggers de ruídos do tipo Ortomat numa adutora da CEDAE na Zona Oeste do Rio.
Os sensores monitoraram os ruídos de vazamentos de um trecho de 1,7km daquela adutora durante uma semana.
A leitura destes dataloggers foi realizada via rádiofreqüencia, sem necessidade de remover os sensores da tubulação. Dos cinco sensores dois apresentaram níveis altíssimos de ruídos na faixa de 500 dB. Após a analise dos possíveis fatores causadores destes ruídos chegamos a conclusão que um destes pontos foi um alarme falso. Uma válvula borboleta na proximidade deste sensor que se encontrava em posição semi-aberta provocou fortes turbulências dentro do duto e forte trepidação, semelhante a um vazamento. No outro ponto, portanto tudo indica que existe um vazamento de grande porte de verdade. O ponto do possível vazamento é aonde o duto faz uma curva.

O próximo passo neste teste será uma busca de alta precisão com um correlacionador de ruídos na proximidade do sensor que apresentou uma suspeita de vazamento. Para podermos realizar este ensaio com alta precisão, é necessário eliminar os ruídos e a trepidação naquela válvula semi-aberta que deu alarme falso. As medidas necessárias para podermos dar continuidade ao teste já estão em andamento e brevemente informaremos sobre os resultados da última etapa deste ensaio.

Nenhum comentário: