sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Perda de água na piscina - ou que fazer?

Com a chegada da primavera, chegou a hora para deixar a piscina pronta para o verão. Um problema bastante frequente de piscinas com uma certa idade é a perda de água. Deixar ela vazar e completar toda hora com água do hidrômetro pode sair muito caro, já que a maioria das concessionárias de água cobram uma tarifa progressiva.


Quando existe a suspeita de um vazamento, o que pode ser feito?

Primeiramente tem que manter calma e tenta identificar o seguinte:

1) Qual é intensidade do vazamento?

Meça durante um prazo de 24 horas sem chuva quantos millimetros o nível da água da sua piscina desce.

Uma pequena descida do nível da água da piscina por conta dos efeitos da evaporação de até 3 mm por dia é normal. A evaporação depende de vários fatores climáticos. Temperatura alta da água, baixa umidade do ar e vento forte são fatores que aumentam a evaporação.

Um vazamento forte é notícia boa, pois a localização de vazamentos mais fortes fica mais fácil.

Se a piscina perde apenas poucas gotas por minuto, não existem métodos confiáveis para localizar o ponto exato do vazamento, pois o vazamento é fraco demais. Neste caso um tratamento da água da piscina com um "remédio vedante" pode ser a solução.

2) A piscina esvazia totalmente ou ela para de vazar no meio do caminho?

Se a água da piscina desce mais do que 3 mm por dia, deixa ela esvaziar sem completar e observa até que nível ela desce. Existem duas possibilidades: ela pode esvaziar totalmente até o fundo ou ela pode parar de vazar no meio do caminho.

As vezes ela para de descer no meio do caminho justamente na altura onde têm bocas de canos (retornos, aspirador, grelha de sucção para aquecimento ou hidromassagem) ou luminárias. Isto é um forte indício que provavelmente existe um vazamento naquele encanamento ou luminária. Para confirmar qual encanamento está vazando, tampe as bocas dos encanamentos com uma rolha e encha a piscina de novo. Em seguida observe se ela continua vazando. No caso negativo, fica confirmado que o encanamento tampado é o causador da perda de água.


Quais são as soluções ?

Se o problema está localizado em um cano da piscina, é recomendável descobrir o ponto exato do vazamento com ajuda de uma empresa especializada como a nossa com um teste com gás rastreador ou com um ensaio de ultrassom.

Se o problema está localizado na estrutura da piscina, o(s) ponto(s) exato(s) pode(m) ser localizado(s) mediante a técnica de teste de pressão negativa que é executada por um mergulhador com a piscina cheia e limpa. Este método somente tem sensibilidade de captar vazamentos a partir de uma certa vazão. Se a piscina apenas perde um gota a cada 30 segundos, a técnica de pressão negativa não tem como identificar os pontos dos vazamentos, pois a perda de água é fraca demais. Com uma perda de água acima de 1 cm por dia, as probabilidades de êxito desta técnica são muito altas.


Existem raros casos, aonde a piscina apresenta uma perda de água razoável (mais de 1 cm por dia) e mesmo assim não é possível identificar vazamentos pontuais pela técnica de pressão negativa. Se isto acontecer, fica caracterizada vazamento por micro porosidade, ou seja, vazamento geral pelo piso e pelas paredes da piscina devido a falha de impermeabilização. Neste caso recomendamos um tratamento da piscina com um "remédio" que é um produto aplicado na água da piscina que consegue vedar (cristalizar) a micro porosidade. Conforme a nossa experiência, este procedimento tem uma chance de cura de 50%, sendo que a acidez da água (pH) da piscina deve ser monitorada com atenção redobrada após a aplicação deste produto. Se a acidez da piscina foge muito do neutro (pH 7,0), o efeito da cristalização pode ser desfeito e a piscina pode volta a vazar. Caso o tratamento com remédio não resolva, a última solução é a cirurgia, ou seja, a retirada do revestimento da piscina inteira e a reforma da impermeabilização da mesma.

35 comentários:

Unknown disse...

Solicitei a uma empresa que construisse uma piscina de alvenaria a qual nos foi entregue dia 21/03 quando iniciamos o abastecimento. As 17hrs do mesmo dia suspendemos o abastecimento e medimos quanto ainda faltava em cm para terminar o abastecimento. No dia 22/03 as 10hrs antes de reiniciar o abastecimento, medimos novamente e percebemos que a água baixou 5,5cm. Achamos muito e não continuamos o abastecimento esperando que a empresa responsável viesse dar seu parecer. Hoje, 23/3 as 8:30hrs voltamos a medir e a água havia baixado mais 6cm.O responsável pela construção da piscina veio mais tarde, as 13hrs e sugeriu que completássemos o nível da piscina e que viria examinar na segunda-feira, dia 28/3 já que seria, segundo ele, normal o nível da água baixar cerca de 10cm pois o concreto absorve a água quando a piscina é recem-construida. Voces acham que é normal?

Rita-SP

RCA Hydrotech disse...

Prezada Rita, pelos seus relatos tudo indica que a sua piscina está com uma perda bastante grave que não pode ser explicada pela evaporação natural. Recomendamos não completar a piscina e continunar monitorar até que nível ela vaza. Se ela para de baixar na altura onde tem alguma boca de um cano ou uma luminária, é bem provável que o problema esteja naquele cano ou na vedação do conduíte eletrico da luminária. Se a piscina esvazia completamente ela está com vazamento na estrutura ou no encanamento do ralo de fundo. Também vale a pena verificar se esta perda de água não está ocasionada por uma manobra errada no filtro, já que a piscina é nova. Se por exemplo o filtro está na posição "drenar" e o registro do ralo de fundo está aberto, a água pode estar escapando por este caminho.

Unknown disse...

oi minha piscina esta com um vazamento no fundo,pois dizem que existe um pó,para podermos estancar a agua que vem de fora para dentro quan ela esta vazia.vcs sabem me dizer como é o nome desse pó?

att
Alexandre
vizzu.cuecas@hotmail.com

Unknown disse...

minha piscina te quase 2 ano e no período das chuvas ela ficou vazia, então a pouco mais de 4 meses enxiá era 23h no outro dia as 10h notei que havia esvaziado 30cm e em 4 dias ela se esvaziou totalmente, sua profundidade é de 1,20 não tenho ideia do que fazer.Algumas pessoas falaram que foi por causa do tempo em que passou vazia e o reajunte ressecou,será que se reajunta-la novamente vai presta? Ou danificou tudo?

Unknown disse...

Tem como fibra, ou seja revestir uma piscina de azulejo com fibra,ou alguma maquina ou produto que retire o rejunte de piscina,pois estou querendo arrumar minha piscina antes da seca.

Anônimo disse...

Bom dia! Antes de mais nada gostaria de parabeniza-los pelas informações!
Voces tem filial em SP, caso contrario, poderiam me indicar alguma empresa aqui?
Muito obrigado
Ronnie

Unknown disse...

Por gentileza, construi uma hidro massagem em alvenaria com quatro bicos de saida. Noinicio estava indo bem, mas agora estamos notando que o nivel da agua esta baixando relativamente bem. Sera se eu aplicar o produto para vedação na agua ira tampar tambem os bicos da hidro?

Zinha disse...

Olá, a piscina da minha casa está com um vazamento muito grande, a piscina tem 6 X 10 X 1,5 depois de cheia, ela seca em 3 dias. No caso o melhor é a reforma? Ou cirurgia como vocês chamam.

agnaldo disse...

Boa noite.

Prezados, sou prestador de serviços, meu cliente tem uma piscina que vaza desde a construção, ou seja, a quatro anos. o arquiteto acha que é na tubulação, qual a maneira mais fácil de identificar? obrigado. agnaldo.

RCA Hydrotech disse...

Olá Sr. Agnaldo. Se o problema for num cano (retorno, aspirador, conduíte elétrico de luminária) se você deixa a piscina vazar sem completar, o nível da água normalmente vai ficar parado na altura da boca do cano com vazamento. Se a piscina esvazia totalmente, pode ser um vazamento no ralo de fundo ou na estrutura da mesma.

O ideal é fazer uma inspeção por mergulho, por um técnico nosso para confirmar o local onde está saindo a água. Nós atendemos o estado do Rio de Janeiro e estados vizinhos.

Unknown disse...

uma piscina infantil de 2000l tambem pode se conciderar uma evaporaçao em torno de 2mm normal

Unknown disse...

Boa noite! Estou com um vazamento e descobri que o problema é numa boca de retorno. Eu inutilizei esse ramal do retorno, porque tenho outros pontos na piscina que darão conta da movimentação da água. Mas não posso encher a piscina porque a água entrará por essa boca de retorno e se perderá no cano quebrado, dentro da parede. Minha pergunta é: Há uma maneira de eu tampar, ainda que provisoriamente, essa boca de retorno, por fora? Há algum produto que eu possa colocar de forma a expandir e vedar essa boca de cano? Obrigado.

Unknown disse...

Qual o melhor rejunte a utilizar em uma piscina?
Epox ou acrílico?
Grato, Paulo

Marcos disse...

Bom dia senhores!
Preciso esvaziar pela metade uma piscina de alvenaria com 430 mil litros de água. Quais consequências podem ocorrer na estrutura???

Att,

Marcos

Patri Rocha disse...

Boa noite
Qual o nome do pó e se realmente e ele funciona, veda mesmo? Conforme postagem não respondida ainda?
Xandy Symon11 de novembro de 2012 13:25
oi minha piscina esta com um vazamento no fundo,pois dizem que existe um pó,para podermos estancar a agua que vem de fora para dentro quan ela esta vazia.vcs sabem me dizer como é o nome desse pó

Patri Rocha disse...

VC obteve alguma resposta, pois estou com o mesmo problema é vi aa postagem desse tal pó?

Unknown disse...

O pó chama-se sika 2 ou pó 2 , mas funciona como tampão provisório para frestas que escorrem água, mesmo com pressão.

Alexandre disse...

Prezados, minha piscina pelo que pude notar vaza pelo cano que aspira ou seja o cano lateral, acredito existir alguma rachadura neste cano na parte que está dentro da terra, tem alguma maneira de fazer este reparo sem quebrar o chão para identificar o vazamento?

Sei que o vazamento é neste cano pq quando fechei a boca com um tampão parou de vazar e pq quando estou aspirando fica dando ar na bomba.

valerio dias disse...

Boa tarde tenho um piscina de alvenaria que tem 7 metros de comprimento e 4,5 de largura,com profundidade na parte mais rasa de 70cm e na parte mais funda 1,65mts,ela começou a apresentar uma rachadura nas laterais no fundo na qual esta provocando vaz. de agua,como devo proceder,algum produto que eu possa aplicar para tentar resolver ou vou mesmo ter que quebrar para reparar,fico no aguardo.

desentupidora workshine disse...

A Workshine é uma empresa especializada em Impermeabilização ha 22 anos no mercado. Profissionais qualificados e treinados para garantir um serviço satisfatório. Peça seu orçamento gratuito! 11 39219000
http://www.impermeabilizacao-sp.com.br/

blogdoget.com disse...

tenho uma pisina de vinil,e esta vazado deve estar furado ,,como descobrir e como tirar a agua que ajuntou entre a parede e o vinil ,,desde ja agradeço







Unknown disse...

Boa tarde!

Estou construindo uma piscina, mas ela ficou abaixo do nível do Rio ( córrego), está brotando muita aguá na parede do lado de fora.
Do lado de dentro foi colocado impermeabilizante é feito a correção do vazamento, alguma dica pra vedar esse vazamento?

Aguardo um retorno.

Obrigado!

Fernanda Vinaud disse...

Bom dia!
Tenho uma piscina de vinil,a um tempo atrás ela esvaziou muito e achei que era vazamento, mas depois parou de vazar sozinha não tivemos nenhuma ação para reter o vazamento,agora (cerca de 01 ano depois) ela voltou a vazar, o que percebemos e que está baixa da água se deu nos períodos sem uso da bomba e da piscina. Gostaria de saber se é possível a bomba ter algum modo de "alerta" que tira a da piscina por falta de uso? Como adquiri a casa já com a piscina não sei o histórico anterior. Abs

Unknown disse...

Boa noite ! Minha piscina toda vez que coloco pra Filtrar ela baixa O nivel dela , o qu será o problema

gloria disse...

minha piscina está com vazamento e moro em uma cobertura e meu quarto que fica embaixo da piscina está levantando o assoalho.
Vi um produto que se chama vedatech e achei interessante pois é só misturar na piscina cheia que ele veda todas as fissuras. Alguém conhece este produtos, funciona mesmo? Dei uma busca e uma pessoa disse que funciona e outra disse que não,. não sei o que fazer.
Alguém pode me ajudar? devo experimentar? afinal custa 700 reais o balde q resolveria o problema, se resolve ficaria super barato e fácil pois eu mesma fazia a colocação.
Alguém poderia me orientar? obrigada gloria

Unknown disse...

Fiz uma piscina de 3 por 6 enchi ela e ela vazou quase 30 centimetros no dia seguinte ai drenei ela ate pra cima do tubo de aspiracao e aconpanahei ela continuo vazando e nao parou na altura do cano e nem na altura do cano de retorno abri a lateral do encamento do ralo de fundo tava beim molhado um barro pode ser o ralo ou pode ser estrutura por ser um vazamento tao grande ?

Unknown disse...

Alguem respondeu a minha tb esta assim . leticiapatricio@bol.com.br

Unknown disse...

Mas mesmo com a bomba desligada ?

Unknown disse...

Minha piscina vaza água até uns 10 centímetros abaixo de entrada e filtragem de água. O que pode ser??

Hugo disse...

Construir minha piscina e ficou pronta a uma semana, eu imantei ela toda com manta e depois revestir com azulejo de piscina, em uma semana ela esvazio 15cm, queria saber se é normal pois ela abrange água até a manta e para ou vai continuar vazando ??
Tamanho dela 12 x 3 x 1.50 de fundura..

Diorni disse...

Boa noite estou com vazamento nas hidro a gaua escoa bwm no meio aonde saino jato dgua tem algum reparo ou que arebemtar tudo e troca toda hidro

Unknown disse...

Waldomiro ballio

Unknown disse...

Eu cuido de uma piscina semi olímpica ,está com vazamento no ralo de fundo já fiz de tudo continua vazando ,ou como posso endificar se o vazamento é no ralo de fundo

Unknown disse...

Boa noite
Tenho uma piscina de ´vinil 7x3x1.40 que esta me apresentando um vazamento a água pára de vazar na metade e devido a isso estou com problemas na estrutura ou seja no fundo preciso refazer o reboco do fundo e gostaria de saber se posso retirar o vinil para corrigir a estrutura e recolocar o vinil.

Andrea disse...

Estou com o mesmo problema! Ese obtiver resposta te falo