sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Perda de água na piscina - ou que fazer?

Com a chegada da primavera, chegou a hora para deixar a piscina pronta para o verão. Um problema bastante frequente de piscinas com uma certa idade é a perda de água. Deixar ela vazar e completar toda hora com água do hidrômetro pode sair muito caro, já que a maioria das concessionárias de água cobram uma tarifa progressiva.


Quando existe a suspeita de um vazamento, o que pode ser feito?

Primeiramente tem que manter calma e tenta identificar o seguinte:

1) Qual é intensidade do vazamento?

Meça durante um prazo de 24 horas sem chuva quantos millimetros o nível da água da sua piscina desce.

Uma pequena descida do nível da água da piscina por conta dos efeitos da evaporação de até 3 mm por dia é normal. A evaporação depende de vários fatores climáticos. Temperatura alta da água, baixa umidade do ar e vento forte são fatores que aumentam a evaporação.

Um vazamento forte é notícia boa, pois a localização de vazamentos mais fortes fica mais fácil.

Se a piscina perde apenas poucas gotas por minuto, não existem métodos confiáveis para localizar o ponto exato do vazamento, pois o vazamento é fraco demais. Neste caso um tratamento da água da piscina com um "remédio vedante" pode ser a solução.

2) A piscina esvazia totalmente ou ela para de vazar no meio do caminho?

Se a água da piscina desce mais do que 3 mm por dia, deixa ela esvaziar sem completar e observa até que nível ela desce. Existem duas possibilidades: ela pode esvaziar totalmente até o fundo ou ela pode parar de vazar no meio do caminho.

As vezes ela para de descer no meio do caminho justamente na altura onde têm bocas de canos (retornos, aspirador, grelha de sucção para aquecimento ou hidromassagem) ou luminárias. Isto é um forte indício que provavelmente existe um vazamento naquele encanamento ou luminária. Para confirmar qual encanamento está vazando, tampe as bocas dos encanamentos com uma rolha e encha a piscina de novo. Em seguida observe se ela continua vazando. No caso negativo, fica confirmado que o encanamento tampado é o causador da perda de água.


Quais são as soluções ?

Se o problema está localizado em um cano da piscina, é recomendável descobrir o ponto exato do vazamento com ajuda de uma empresa especializada como a nossa com um teste com gás rastreador ou com um ensaio de ultrassom.

Se o problema está localizado na estrutura da piscina, o(s) ponto(s) exato(s) pode(m) ser localizado(s) mediante a técnica de teste de pressão negativa que é executada por um mergulhador com a piscina cheia e limpa. Este método somente tem sensibilidade de captar vazamentos a partir de uma certa vazão. Se a piscina apenas perde um gota a cada 30 segundos, a técnica de pressão negativa não tem como identificar os pontos dos vazamentos, pois a perda de água é fraca demais. Com uma perda de água acima de 1 cm por dia, as probabilidades de êxito desta técnica são muito altas.


Existem raros casos, aonde a piscina apresenta uma perda de água razoável (mais de 1 cm por dia) e mesmo assim não é possível identificar vazamentos pontuais pela técnica de pressão negativa. Se isto acontecer, fica caracterizada vazamento por micro porosidade, ou seja, vazamento geral pelo piso e pelas paredes da piscina devido a falha de impermeabilização. Neste caso recomendamos um tratamento da piscina com um "remédio" que é um produto aplicado na água da piscina que consegue vedar (cristalizar) a micro porosidade. Conforme a nossa experiência, este procedimento tem uma chance de cura de 50%, sendo que a acidez da água (pH) da piscina deve ser monitorada com atenção redobrada após a aplicação deste produto. Se a acidez da piscina foge muito do neutro (pH 7,0), o efeito da cristalização pode ser desfeito e a piscina pode volta a vazar. Caso o tratamento com remédio não resolva, a última solução é a cirurgia, ou seja, a retirada do revestimento da piscina inteira e a reforma da impermeabilização da mesma.

8 comentários:

Rita disse...

Solicitei a uma empresa que construisse uma piscina de alvenaria a qual nos foi entregue dia 21/03 quando iniciamos o abastecimento. As 17hrs do mesmo dia suspendemos o abastecimento e medimos quanto ainda faltava em cm para terminar o abastecimento. No dia 22/03 as 10hrs antes de reiniciar o abastecimento, medimos novamente e percebemos que a água baixou 5,5cm. Achamos muito e não continuamos o abastecimento esperando que a empresa responsável viesse dar seu parecer. Hoje, 23/3 as 8:30hrs voltamos a medir e a água havia baixado mais 6cm.O responsável pela construção da piscina veio mais tarde, as 13hrs e sugeriu que completássemos o nível da piscina e que viria examinar na segunda-feira, dia 28/3 já que seria, segundo ele, normal o nível da água baixar cerca de 10cm pois o concreto absorve a água quando a piscina é recem-construida. Voces acham que é normal?

Rita-SP

RCA Hydrotech disse...

Prezada Rita, pelos seus relatos tudo indica que a sua piscina está com uma perda bastante grave que não pode ser explicada pela evaporação natural. Recomendamos não completar a piscina e continunar monitorar até que nível ela vaza. Se ela para de baixar na altura onde tem alguma boca de um cano ou uma luminária, é bem provável que o problema esteja naquele cano ou na vedação do conduíte eletrico da luminária. Se a piscina esvazia completamente ela está com vazamento na estrutura ou no encanamento do ralo de fundo. Também vale a pena verificar se esta perda de água não está ocasionada por uma manobra errada no filtro, já que a piscina é nova. Se por exemplo o filtro está na posição "drenar" e o registro do ralo de fundo está aberto, a água pode estar escapando por este caminho.

Xandy Symon disse...

oi minha piscina esta com um vazamento no fundo,pois dizem que existe um pó,para podermos estancar a agua que vem de fora para dentro quan ela esta vazia.vcs sabem me dizer como é o nome desse pó?

att
Alexandre
vizzu.cuecas@hotmail.com

Bianca Ferreira disse...

minha piscina te quase 2 ano e no período das chuvas ela ficou vazia, então a pouco mais de 4 meses enxiá era 23h no outro dia as 10h notei que havia esvaziado 30cm e em 4 dias ela se esvaziou totalmente, sua profundidade é de 1,20 não tenho ideia do que fazer.Algumas pessoas falaram que foi por causa do tempo em que passou vazia e o reajunte ressecou,será que se reajunta-la novamente vai presta? Ou danificou tudo?

Bianca Ferreira disse...

Tem como fibra, ou seja revestir uma piscina de azulejo com fibra,ou alguma maquina ou produto que retire o rejunte de piscina,pois estou querendo arrumar minha piscina antes da seca.

Ronnie disse...

Bom dia! Antes de mais nada gostaria de parabeniza-los pelas informações!
Voces tem filial em SP, caso contrario, poderiam me indicar alguma empresa aqui?
Muito obrigado
Ronnie

JR Silveira disse...

Por gentileza, construi uma hidro massagem em alvenaria com quatro bicos de saida. Noinicio estava indo bem, mas agora estamos notando que o nivel da agua esta baixando relativamente bem. Sera se eu aplicar o produto para vedação na agua ira tampar tambem os bicos da hidro?

Zinha disse...

Olá, a piscina da minha casa está com um vazamento muito grande, a piscina tem 6 X 10 X 1,5 depois de cheia, ela seca em 3 dias. No caso o melhor é a reforma? Ou cirurgia como vocês chamam.