- O contraste químico deve ser penetrante, pois existem corantes que ficam retidos dentro da laje que está sendo testada, podendo levar a conclusões equivocadas
- A identificação do contraste deve ser fácil, mesmo em baixíssimas concentrações
- O contraste não pode danificar (manchar) as lajes e paredes que estão sendo testadas
- O contraste não pode prejudicar a saúde de humanos, animais e plantas nas concentrações utilizadas
O contraste químico escolhido pela RCA Hydrotech atende a todos estes requerimentos: ele é penetrante e pode ser facilmente identificado por sua cor , e mesmo em baixíssimas concentrações, pelo efeito fluorescente, quando exposto a uma fonte de luz ultravioleta. Como ele também não mancha, ele pode ser tranquilamente utilizado até em pisos com materiais nobres como mármore e granito.
Como o fluxo de uma infiltração é bem lento, é preciso dar um tempo suficiente ao contraste para penetrar antes de iniciar a busca dos vestígios. Este prazo normalmente é de 48 horas, mas houveram situações onde o contraste já apareceu bem antes. Na foto à esquerda, foi possível a identificação do contraste a olho nu, em uma amostra que foi colhida do gotejamento da infiltração, em menos de 24 horas após a aplicação do contraste. Na foto seguinte, o corante foi aplicado em um banheiro em um condomínio na Rua Florianópolis, em Jacarépagua. Logo depois o corante, que desta vez foi identificado pelo efeito fluorescente, apareceu no banheiro debaixo.