quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Entrega do primeiro conjunto de dataloggers ORTOMAT-LC no Brasil

O Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (SIMAE) dos Municípios de Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna, no Oeste Catarinense, é a primeira empresa de saneamento no Brasil que adquiriu e colocou em operação um conjunto da nova geração de dataloggers Ortomat LC para captar ruídos de vazamentos de água.

A venda do novo sistema Ortomat LC nas Américas foi lançada na ocasião da feira Aquatech 2008, em Las Vegas, em março deste ano. Este sistema, que é fabricado pela Wagamet AG (Suíça), permite a detecção de vazamentos invisíveis em redes de abastecimento de água através de sensores que escutam os ruídos típicos de vazamentos na rede. A leitura destes sensores, que possuem uma memória para 40 dias de medição, é realizada via rádio sem necessidade de retirar os sensores da rede. Com este investimento, o SIMAE do Oeste Catarinense tornou-se a empresa de saneamento tecnologicamente mais avançada na América do Sul.

Após um treinamento de apenas dois dias, sendo um dia no auditório e outro dia em campo, a turma do Engenheiro João, do SIMAE, já sabe operar o sistema, cujo software funciona na plataforma Windows (desde Win95 até Windows Vista). O monitoramento de vazamentos com dataloggers permite a detecção de vazamentos com muito mais agilidade em uma área muito maior do que o procedimento tradicional (geofonamento manual). Além disso, esta nova tecnologia reduz consideravelmente a necessidade de trabalho noturno na detecção de vazamentos.

Nenhum comentário: