terça-feira, 8 de julho de 2008

Pesadelo de síndico: consumo de água elevado

No orçamento de muitos condomínios a conta de água é um dos itens mais pesados. Quando acontece um aumento significativo no consumo de água, este item pesado vira um verdadeiro pesadelo para os síndicos, pois um aumento na taxa de condomínio ou até mesmo uma cota extra para pagar a conta de água, seria um horror para todos os moradores, já castigados por vários outros aumentos. Mas se isto acontecer não precisa entrar em pânico. Existem soluções eficientes para reduzir a conta de água.


Conforme a nossa experiência, os principais causadores sempre são os seguintes:

1) Problema comportamental: desperdício pelos moradores, preguiça de consertar torneiras e válvulas de descarga com passagem indevida de água. Uma válvula de descarga mal regulada
pode causar um desperdício de 250 litros por dia, ou seja, 7.500 litros por mês. No Rio de Janeiro o custo de 7.500 litros na conta de água pode chegar a R$ 170,40, com a taxa de esgoto. Este dinheiro é literalmente jogado pelo ralo. A solução para este problema é conduzir vistorias periódicas de todos os pontos de consumo em todos os apartamentos e na área comum do edifício. Existem empresas especializadas, como a nossa, que prestam este serviço e em seguida confeccionam um relatório com todos os defeitos encontrados e recomendações referentes à solução. A solução ideal para o combate ao desperdício seria a individualização da conta de água. Muitas vezes em prédios mais antigos esta solução fica inviável, porque a obra seria muito grande.



Um exemplo: em um diagnóstico hidráulico recentemente realizado num edifício na Rua República do Perú, 481, em Copacabana, que tem 40 anos de idade e que possui 56 apartamentos. Apenas 24, ou seja, apenas 43% estavam com todos os pontos de consumo de água sem problemas. Nos outros 32 apartamentos a nossa equipe encontrou 42 situações de instalações hidráulicas que estão causando desperdício de água, devido a desgaste natural ou falta de regulagem. Neste condomínio, o principal vilão responsável pelo desperdício (em 37 de 42 situações) foi a válvula de descarga que estava deixando passar mais água do que deveria. Alguns apartamentos ainda estavam com as válvulas originais, com 40 anos de serviço. Pela nossa estimativa, o total dos 42 defeitos encontrados deve causar um desperdício entre 2 e 3 mil litros por dia, ou seja, entre 60 e 70 mil litros por mês. Pela tarifa progressiva da CEDAE do Rio de Janeiro, a eliminação deste desperdício pode reduzir a despesa com água deste condomínio em até R$ 1.400 por mês.

2) Perdas físicas devido a vazamentos ou outros defeitos no sistema de distribuição de água potável (encanamentos, cisternas, caixas de água, rede de incêndio, piscina se tiver).

Aqui a solução também é a contratação de uma empresa especializada (como a nossa) para conduzir um diagnóstico hidráulico com diversas técnicas não destrutivas (geofonamento = semelhante com ultra som, técnica com gás rastreador) para identificar o local exato destes vazamentos e em seguida consertar os mesmos. Mais detalhes sobre estas técnicas podem ser encontrados aqui:
http://www.rcahydrotech.com/pt-br/servicos.asp#1

3) Leitura errada pelo hidrômetro, podendo ser relacionado a passagem de ar pelo hidrômetro. Passagem de ar é um fenômeno bem comum em alguns bairros da Zona Oeste e da Zona Norte do Rio. Na Zona Sul do Rio de Janeiro isto acontece também, porém com menor frequência.

Solução: instalação de um bloqueador de ar depois o hidrômetro. Nós trabalhamos com os produtos da Inpacto e da Blokear. Estes produtos são totalmente seguros e não causam nenhum atrito com a concessionária de água, pois são instalados na saída do hidrômetro, onde a responsabilidade já é do consumidor. Segue um video bem explicativo referente ao funcionamento destes equipamentos:
http://www.youtube.com/watch?v=pmOpjiMy1gw .

Nenhum comentário: