quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Piscina com microporosidade - o que fazer ?

Quando uma piscina está com microporosidade, ela vaza geral pelo piso e pelas paredes. Isto é uma condição que normalmente acontece em piscinas com manta asfáltica e azulejos, depois de 15 a 20 anos de uso. Devido à ação de produtos químicos agressivos na água (cloro, algicídios) a impermeabilização perde a capacidade de vedar e começa a deixar passar a água por milhares de pequenos poros. Também o desgaste físico devido a dilatação da alvenaria da piscina quando ela aquece no sol, e a retratação quando ela resfria à noite, ajuda a agilizar este problema. Quando uma piscina está com microporosidade, inicialmente o nível baixa mais rapidamente, e conforme o peso da água diminui, o nível desce com mais lentidão até parar em algum lugar.
 
Quando uma piscina está com diagnóstico de microporosidade, como a piscina na foto que pertence a uma linda mansão na cidade de Porto Real (RJ), existem duas soluções para sanar o problema: a primeira opção é um tratamento com “remédio”. Existe um produto já pronto, comercializado pela Vedatechbrasil (você consegue acha-los no Google) cuja taxa de sucesso é de aproximadamente 50% em casos de clientes nossos que já usaram. Além disto, existe uma receita caseira para sanar a microporosidade por cristalização, com taxa de sucesso semelhante. A composição deste ”remédio caseiro” utiliza uma mistura de açúcar cristal, sulfato de alumínio e carbonato de sódio (pó de barrilha). 
 
O cliente em Porto Real estava com sorte. Após a aplicação do produto da Vedatechbrasil a piscina deixou de vazar. Agora é importante acompanhar a acidez (pH) da água com atenção redobrada. Se a acidez da água foge muito do neutro, o efeito da cristalização pode ser dissolvido e a microporosidade pode voltar.
 
Se o tratamento com remédio não tivesse dado certo, a segunda opção teria sido uma “cirurgia”, ou seja, a reforma da impermeabilização com a retirada completa do revestimento da mesma. Outra opção ainda, bastante utilizada na Europa, é a colocação de uma piscina de vinil dentro da piscina existente.
 
Se a sua piscina perde água e você não conhece o motivo, vale a pena contratar a equipe da RCA Hydrotech para realizar um diagnóstico. A RCA Hydrotech tem base no Rio de Janeiro, mas também já atendemos clientes com piscinas em SP, MG e PE. 

 

6 comentários:

Unknown disse...

Podem passar a receita caseira?

Unknown disse...

Podem passar a receita caseira?

Unknown disse...

Qual a quantidade desde remédio caseiro de sufato de alumínio, barrilha e açúcar para uma piscina de 15mil litros de água...

Unknown disse...

Obrigada pelos esclarecimentos, vc pode informar qual a receita do "remédio caseiro"?

Wallisson disse...

Boa tarde,pode informar a quantidade de produto caseiro pra um piscina de 21000 litros.

Maísa disse...

Poderiam passar a receita caseira, qual a quantidade de cada produto para fazer a mistura?