sábado, 19 de outubro de 2013

Apurado Lancamento indevido de Esgoto na rede de Águas Pluviais em Condomínio de Alto Luxo no leblon

O proprietário de uma luxuosa mansão num condomínio fechado no Leblon foi recentemente notificado pela CEDAE sobre o lançamento indevido de esgoto na rede de águas pluviais. Ensaios com corante confirmaram que uma parte do esgoto realmente aparece na canalização de águas pluviais deste terreno. Esta casa que sofreu uma reforma integral há pouco tempo, é localizada dentro de um amplo terreno. Como a extensão desta tubulação entre a casa e a galeria de águas pluviais na rua em frente a este imóvel é de aproximadamente 70 metros, uma busca por escavação ficaria inviável.
 
Assim sendo, foi contratada a RCA Hydrotech com o objetivo de descobrir a origem desta contaminação. Para esta inspeção foi utilizada uma câmera de endoscopia de alta definição com capacidade de gravação digital. Em menos de três horas de trabalho, o mistério foi solucionado. A inspeção com esta câmera mostrou que uma boa parte de ambos os dutos ainda estão de manilhas de barro, cuja idade deve ser maior de 30 anos, sofreram varias invasões de raízes e passaram a vazar.
 
Como os dois tubos passam um ao lado do outro com poucos centímetros de distância, parte do fluxo do esgoto escapa pelos furos provocados pelas raízes e consegue penetrar dentro da tubulação de águas pluviais que também está com várias perfurações por raízes no caminho. A filmagem de ambos os tubos mostrou que não existe nenhuma ligação direta entre as duas tubulações. Isto nós levou a concluir que houve uma infiltração acidental de esgoto dentro da tubulação de águas pluviais.
 
De acordo com a nossa recomendação o proprietário deste imóvel já iniciou a substituição das manilhas antigas no trecho crítico por tubos novos. 

Nenhum comentário: