terça-feira, 10 de junho de 2008

Vazamento ou apenas Evaporação?

Muitos proprietários de piscinas se preocupam quando a mesma está apresentando sumiço de água. Esta piscina, que fica localizada no condomínio Village Pendotiba em Niteroí (RJ), está apresentando uma queda do nível da água de aproximadamente 3 milímetros por dia. A proprietária pediu uma opinião técnica para saber se isto é normal, ou se existe a hipótese de um vazamento, já que a piscina é nova e ainda dentro da garantia.

O cálculo da taxa de evaporação segue uma fórmula que depende da superfície da piscina e de vários fatores meteorológicos como temperatura do ar, temperatura da água, saturação do ar (umidade relativa) e da velocidade do ar (vento).

No caso da presente piscina que possui junto com a hidromassagem uma superfície total de 19,12 m² foram aplicadas as seguintes hipóteses:
  • temperatura média 25 graus

  • vento médio 0,5 m/s

  • umidade relativa 80%

  • dia sem chuva
O cálculo, seguindo uma fórmula publicada pela universidade de Berlim (Alemanha), dá como resultado uma perda por evaporação de 2,6 litros por hora, ou seja, 63 litros por dia, sendo que isto pode variar conforme as condições meteorológicas.

Pelo tamanho da piscina, a perda de 63 litros significa uma baixa do nível de 3,28 mm.

Conclusão:

Assim sendo, uma perda de 3 mm por dia é dentro da faixa normal pelos efeitos da evaporação.

Observação:

Existe um método bem mais simples para verificar se uma piscina está vazando ou apenas perdendo água pela evaporação. Este procedimento é chamado de “teste do balde”.

Aliás, conforme já observado, a perda de água depende das condições meteorológicas. Em condições extremas, como por exemplo na passagem de uma tromba d'água pelo seu jardim, conforme aconteceu hoje na cidade de Santarém (Pará), o conteúdo inteiro da sua piscina pode ser sugado em poucos segundos.

5 comentários:

Edu disse...

Prezados, gostaria de saber quanto tempo a piscina recém construída permanece absorvendo água. A minha está baixando mais ou menos meio centímetro por dia, e o mestre de obras afirma que a piscina ainda está "chupando" a água. Por quanto tempo essa absorção ocorre?

Luís disse...

Prezado, considerando que a sua piscina deve ter sido impermeabilizada, o material não chuparia a água com tamanha velocidade e volume. Como colocado acima uma redução de 3 mm por dia pode ser normal, porém isso pode mudar muito em relação as condições locais, o que inclui se a piscina é aquecida ou não.

Unknown disse...

Qual o teste de stanquiedade de uma picina enterrada em uma temperatura de aproximadamente 30 à 35 graus

Unknown disse...

Qual o teste de stanquiedade de uma picina enterrada em uma temperatura de aproximadamente 30 à 35 graus

Unknown disse...

Boa noite.
Tenho uma piscina de 24m2 está sumindo 1ctm a cada 6 dias.
É normal