quinta-feira, 13 de outubro de 2011

RCA Hydrotech há 7 anos com sucesso em mercado cada vez mais competitivo

A RCA Hydrotech inicou as atividades relacionadas à detecção de vazamentos com métodos não destrutivos em 2004, trazendo para o Brasil e adaptando várias técnicas e metodologias não destrutivas, para identificar a causa de vários tipos de vazamentos e infiltrações. Além do método de escuta com geofone (ultrassom), que é a técnica mais comum para localizar vazamentos de água pressurizada, a RCA Hydrotech investiu em várias outras técnicas para identificar a origem de vazamentos mais complicados, onde um geofone já não é mais uma solução eficiente. Para estes casos mais complicados, como os vazamentos em tubos de esgoto e de águas pluviais (líquidos não pressurizados), infiltrações de lajes, vazamentos em piscinas, e até mesmo vazamentos de gás, a RCA Hydrotech trouxe para o Brasil e treinou a sua equipe na utilização de várias outras técnicas de busca não destrutiva, como a utilização de gás rastreador, traçadores químicos líquidos, endoscopia (videofilmagem com micro camera em dutos), testes hidrostáticos, ensaios com mergulhador em piscinas e outros mais. Para ensaios em redes grandes de distribuição de água potável, a RCA Hydrotech ainda dispõe de sistemas de monitoramento automático com dataloggers e correlacionadores de ruídos.

Durante os sete anos de atividade, a RCA Hydrotech se orgulha em sempre ter atendido os clientes com idoneidade, com padrão de qualidade internacional e com preços competitivos. A RCA Hydrotech nunca sofreu nenhuma reclamação trabalhista ou de direitos do consumidor. Como todos os técnicos (todos com carteira assinada) passam por um amplo treinamento dentro da empresa, a nossa taxa de apuração fica em torno de 98%, ou seja, busca não conclusiva na RCA Hydrotech praticamente não existe.

Durante os sete anos de atividade, a RCA Hydrotech deve ter inspirado alguns imitantes. Inicialmente, em 2004, havia duas ou três outras empresas com atividades semelhantes atuando no Rio de Janeiro. Observamos muitas empresas novas se aventurando e logo em seguida desaparecendo neste mercado. Hoje, quando se digita a palavra "vazamentos" no Google, aparecem entre 15 a 20 prestadores de serviços de caça-vazamentos. Alguns até usam fotos copiadas do site da RCA Hydrotech. Para nós, isto é o maior elogio possível, quando um concorrente usa fotos dos nossos produtos e serviços em sua propaganda. O equipamento que ilustra o site na imagem acima, é o geofone eletrônico Leak Pen com fone de ouviodo sem fio, que é comercializado no Brasil exclusivamente pela RCA Hydrotech.


Outra tendência que nós observamos recentemente, é o fato de cada vez mais prestadores de serviços de caça vazamento baixarem os preços para conseguir mais clientes. Na nossa opinião, isto é um sinal de desespero e um sinal de que estas empresas aparentemente não conseguem segurar os clientes com a qualidade do serviço. A melhor propaganda que uma empresa pode ter, é quando um cliente satisfeito a indica para outras pessoas. O barato pode se tornar caro, se a empresa não tem o preparo e os equipamentos necessários para achar o seu vazamento.

Para poder oferecer preços justos e competitivos, a RCA Hydrotech adotou a prática de cobrar um sinal na ocasião da visita inicial. O valor deste sinal depende da distância do local do cliente da sede da RCA Hydrotech, e ele é dado como desconto  no pagamento dos serviços posteriromente prestados. O motivo pela cobança do sinal é o seguinte: a visita inicial na realidade já faz parte do processo de detecção de vazamento. Igual a uma consulta inicial no médico, são feitas várias análises, podendo ser por escuta (estetoscopio/geofone) ou por medição de pressão (medidor de pressão arterial / manômetro), estudo de projetos hidráulicos ou análise do histórioco de consumo de água, para ter uma idéia melhor do provável causador do problema. Nesta consulta inicial são determinados quais os testes adicionais necessários (raio-x / exame de urina / teste com gás rastreador etc.) para chegar a uma identificação conclusiva do causador do problema e informarmos detalhadamente o valor destes ensaios. 

Como esta consulta inicial na maioria das vezes não pode ser feita pelo telefone, há necessidade de deslocar uma equipe nossa até o local do cliente. Com o trânsito na nossa cidade ficando cada vez mais caótico, uma visita inicial acarreta um custo cada vez maior, pois impede a nossa equipe de faturar com outros serviços. Já escutamos que aparentemente outras empresas fazem visitas técnicas de graça. Mas isto é uma ilusão. Na vida não há milagres e nada é de graça. Sempre haverá viagens perdidas, onde o cliente não fecha o serviço. Acontece que alguém sempra acaba arcando com o prejuizo destas viagens perdidas. Para compensar este prejuizo, as empresas que fazem a visita inicial "de graça" devem cobrar um preço mais caro dos demais clientes, ou às vezes elas deixam de pagar corretamente os funcionários e os impostos devidos. Portanto, na RCA Hydrotech, consideramos mais justo e correto cobrar um sinal de quem marca a consulta inicial.

Também já escutamos  que outras empresas oferecem um preço fixo no telefone para identificar qualquer tipo de vazamento. Esta pratica somente é praticável quando a empresa é bastante limitada e possui poucas metodologias de busca. No caso da RCA Hydrotech, com uma grande diversidade de metodologias nacionais e importadas, oferecer um preço fixo no telefone sem conhecer o local seria inviável e pouco profissional.  

Nenhum comentário: