quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sem medidor nos apartamentos, Rio desperdiça água e cria injustiça

Na cidade só 4 mil apartamentos têm hidrômetros, diz consultoria. Segundo Cedae, ampliação do sistema reduziria muitas contas em até 40%.

A redução do desperdício de água está na ordem do dia em todo o planeta. E, com isso, o controle no consumo doméstico se faz cada vez mais necessário. No Rio, só agora começa a surgir uma tendência: a da instalação de hidrômetros individuais nos apartamentos. Segundo a Cedae, uma das maneiras mais eficientes de combater o desperdício de água é a medição individualizada. Quem aderiu verifica uma redução de até 40% nas contas de água, já que os moradores passam a economizar mais.
Além do mais, o rateio da conta do condomínio passa a respeitar o consumo de cada apartamento separadamente. Ou seja, deixa-se de pagar pelo consumo do vizinho. De acordo com o Sindicato da Habitação (Secovi-RJ) – que representa condomínios, administradoras e imobiliárias – dos 21 mil grandes condomínios do Rio, menos de 5% aderiram à medição individual do consumo de água.

Obras são entrave nos condomínios. Apesar dos benefícios, muitos condomínios ainda resistem às mudanças por conta dos custos e das obras para instalação dos equipamentos individuais, segundo o vice-presidente de assuntos condominiais da Secovi-RJ, Leonardo Schneider. “Obras em condomínios são sempre complicadas. O custo médio para a implantação da medição individual varia de R$ 650 a R$ 1700 por apartamento, incluindo obras e mão de obra. É um gasto alto no início, mas que gera uma redução de até 40% nas contas de água. A relação custo-benefício é imensa”, disse Schneider.

Melhor controle do consumo

A aposentada Leila Santos Torricelli, que mora numa vila de nove casas, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, onde recentemente os hidrômetros foram trocados e individualizados, disse que a diferença no valor das contas é imensa. “A gente controla melhor o consumo e não paga pela água que vizinho desperdiçou. Morei num prédio onde conta de água era um absurdo. Quem morava sozinho pagava a mesma coisa de quem morava com cinco pessoas ou de quem tinha piscina. Com hidrômetro individual, todo mundo se preocupa em economizar porque não vai ter com quem dividir a conta”, observa a aposentada. Schneider destaca que na Europa e nos Estados Unidos, a preocupação com o desperdício de água é rotina. E que em São Paulo existe uma lei para a instalação do medidor individual. Mas no Rio, só de um ano para cá é possível notar essa tendência.

Além da redução do consumo de água, ainda há mais segurança com o novo sistema, já que a aferição do hidrômetro é feita por telemetria. Da calçada do prédio, o funcionário pode registrar o consumo, mesmo que o medidor esteja dentro do apartamento. Este equipamento também detecta vazamentos e fraudes na instalação hidráulica.

A RCA Hydrotech está trabalhando com os medidores da linha Aquarius fabricados pela SAPPEL do Brasil em conjunto com o sistema de telemedição IZAR (do mesmo grupo, mas importado da Alemanha). Os radiotransmissóres IZAR são livres de manutenção e a vida útil da fonte de energia dele é de 15 anos. A technologia da Sappel (Grupo Diehl) é lider de mercado na Europa e já tem mais de um milhão de medidores com radiotransmissão operando.



Nenhum comentário: