quinta-feira, 14 de maio de 2009

Equipamentos da RCA Hydrotech nos lugares mais exóticos do Brasil

A Companhia Hidro Elétrica do Rio São Francisco (CHESF) é um dos maiores produtores de energia elétrica do Brasil.

O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso (BA) é um conjunto de usinas que produz 4.3 Megawatts de energia, gerada a partir da força das águas da Cachoeira de Paulo Afonso, um desnível natural de 80 metros do Rio São Francisco. Sendo assim, o Complexo de Usinas de Paulo Afonso tem a maior capacidade instalada dentre as usinas do Brasil, já que Itaipu, com 12.6 MW, é binacional (Brasil/Paraguai).

As usinas da CHESF na cidade de Paulo Afonso (BA) que abastecem Salvador, Recife, Maceió e outras grandes cidades do Nordeste ganharam agora tecnologia de ponta para localização não destrutiva de vazamentos em dutos hidráulicos.

Uma instrução de doze técnicos da CHESF foi realizada esta semana no parque gerador da CHESF de Paulo Afonso (BA), conhecido também como "Capital da Energia". O treinamento foi acompanhado por um convidado da EMBASA (Empresa Estadual de Saneamento da Bahia). As usinas da CHESF, cuja construção foi iniciada nos anos 60, possuem uma ampla rede de dutos hidráulicos de diversos diâmetros. Para facilitar a manutenção preventiva e corretiva desta rede de dutos, o departamento de manutenção ganhou agora um geofone eletrônico modelo LOG 1A. Esta ferramenta de última geração tecnológica consegue detectar vazamentos invisíveis em tubos subterrâneos e em dutos embutidos em construções.

Um dos primeiros passos na parte prática do treinamento é aprender como os ruídos de um vazamento são percebidos pelo aparelho, e entender os efeitos dos diversos filtros eletrônicos que servem para eliminar ruídos ambientais. Para esta finalidade o sensor do LOG 1A foi posicionado na proximidade de um vazamento aparente. Apesar de ser um instrumento de altíssima sensibilidade, o sensor do LOG 1A é à prova de água (IP 68) e pode ser utilizado até mesmo em posições que são totalmente submersas na água.

Para o instrutor da RCA Hydrotech este treinamento foi uma excelente oportunidade para fazer um pouco de turismo técnico e conhecer o espectáculo das cataratas do Rio São Francisco. Aliás, esta cachoeira é a maior do planeta, cuja vazão é 100% regulável pelo homem. Devido ás fortes chuvas recentes no Nordeste, abriram esta semana quatro comportas da represa. Este fato, que acontece raramente, deixou as cachoeiras ainda mais impressionantes. A CHESF possui um centro de visitantes que oferece passeios turísticos, com direito à visita na gigantesca caverna das turbinas que foi cravada na rocha a 100 metros de profundidade.

A paisagem cinematográfica próximo à Usina 1 de Paulo Afonso, com sua ponte suspensa sobre o Rio São Francisco, é digna para ser usada em um filme James Bond. Portanto, ela já foi utilizada como cenário em novelas da Globo (cena final de Senhora do Destino) e em comercial de refrigerante.

Nenhum comentário: