A companhia estadual de águas e esgotos da Bahia, a EMBASA, deflagrou nesta segunda-feira (10) uma operação especial para consertar vazamentos de água em vários pontos na cidade de Salvador, causados pelo roubo de hidrômetros. Várias residências e comércios tiveram os equipamentos levados por ladrões. Os hidrômetros que são fabricados de latão, normalmente acabam sendo vendidos pelos ladrões para ferro-velhos pelo valor do métal. Isto é um problema que preocupa as empresas de fornecimento de água no mundo inteiro.
Portanto, a Sappel, lider do mercado na fabricação de hidrômetros na Europa, lançou um novo modelo que é de um plástico especial.
Além de ser muito resistente a choques e variação de pressão, este material é muito leve e muito mais ecológico do que os modelos em metal. A quantidade de água e gás carbónico gasta para produzir este medidor é infinitamente menor pois não há necessidade de escavar e derreter minério no processo de produção dele. Por este motívo o Altaïr V4 da Sappel ganhou um Prêmio do Ministério de Meio Ambiente da França em Janeiro de 2009.
O Altaïr V4 que é pouco atraente para ladrões, também possui blindagem contra fraude magnética e a fraude "da agulha quente". Este modelo de hidrômetro pode ser adquirido através da RCA Hydrotech que representa os produtos da Sappel no Brasil. Como todos modelos da Sappel, este medidor já é preparado para receber um transmissor via rádiofreqüência que permite a leitura dos medidores a distância.