sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Veja bem ...

Lembra daquela propaganda na TV de uma empresa de cimento, protagonizada por um profissional desastrado, com apelido Veja-bem, que cada vez que fez alguma besteira começa a explicação do acontecido com o mote "veja bem"? Hoje na ocasião de uma visita técnica em uma cobertura na Rua Tirol, na Freguesia (RJ), encontramos uma situação cujo autor poderia ter sido o tal de Veja-bem: a cobertura apresentou um vazamento que chegou a infiltrar no apartamento debaixo. Foi chamado um encanador da velha guarda, que costuma fazer a detecção de vazamentos com a marreta e talhadeira. Ele começou a destruir a laje para acompanhar o tubo. Só que ele não encontrou o mínimo vazamento. Quando então ele decidiu quebrar mais pontos ainda, a proprietária mandou ele parar e chamou a nossa empresa para identificar a causa desta infiltração.
Hoje em dia tem como diagnosticar vazamentos com métodos não destrutivos. Neste caso um simples teste hidrostático teria sido suficiente para definir se esta tubulação estava com vazamento ou não, sem destruir absolutamente nada. Ficamos de cabelo arrepiado quando vimos este estrago totalmente desnecessário, que além de oneroso, vai ser difícil de consertar, pois remendar uma impermeabilização antiga sempre é problemático e pode acarretar mais problemas futuramente. Na hora que aparece um vazamento no seu imóvel, ou você contrata bem, ou "veja bem". Vazamento é coisa séria.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Vazamentos de água - um problema global

Vazamentos de água são um problema global. Acontecem toda hora por vários motivos, no mundo inteiro. Mas nem sempre os vazamentos são tão aparentes como aquele na foto, que ocorreu recentemente na cidade de Clancy, na Inglaterra. Conforme as estatísticas, apenas 10% de todos os vazamentos em dutos subterrâneos aparecem na superfície. A maior parte dos vazamentos são invisíveis. A água potável vaza diretamente para o solo e somente se manifesta com um aumento do consumo, que as vezes é registrado com macromedidores. Para detectar estes vazamentos invisíveis, existe uma tecnologia que funciona com sensores altamente sensíveis, que são capazes de registrar os vazamentos mais sutis e em seguida enviam estes dados via rádio ou via rede de telefonia celular para os técnicos responsáveis. A RCA Hydrotech é representante no Brasil da Wagamet AG (Suíça) que desenvolveu várias ferramentas sofisticados que conseguem localizar vazamentos invisíveis em redes de água potável com alta precisão e grande agilidade. Na Europa e na Ásia a utilização desta tecnologia já é bastante comum, e no Brasil, cada vez mais empresas de saneamento já estão recorrendo a esta tecnologia para controlar as perdas. A mais nova cliente que comprou o sistema de monitoramento de vazamentos Ortomat LC é a SIMAE de Joaçaba, SC. Conforme informado pelo Sr. Aluir da SIMAE de Joaçaba, em menos de dois meses desde a entrega do sistema, já foram localizados quatro vazamentos graves na rede de abastecimento daquela cidade. Também cada vez mais profissionais liberais estão adotando esta tecnologia nova para caçar vazamentos de pequeno porte em residências, ao invés de quebrar em vários pontos na sorte. Graças à produção em maiores quantidades e com a ajuda do câmbio favorável, o preço destes equipamentos está ficando cada vez mais convidativo aqui no Brasil. A nossa linha de produtos abrange a família completa dos geofones, começando pelo geofone eletrônico popular Leak Pen Light até sistemas com multisensores (Ortomat / Correacionador de ruídos) que são interligados via rádio. Peça já o seu orçamento.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Localizado vazamento de 2 mil Reais em Cabo Frio

A conta de água do Condomínio Quebra Mar em Cabo Frio sempre girava em torno de R$ 580,00 por mês. Repentinamente a conta disparou para R$ 2.800,00. O síndico, Sr. Mário, desconfiou de um vazamento e chamou a nossa empresa para localizar o mesmo. Pelos testes já realizados pelo Sr. Mário, tudo indicava que o vazamento estava em um trecho enterrado de uma tubulação de PVC de aproximadamente 60 metros.

Para localizar este vazamento realizamos um ensaio com gás rastreador. Este gás, que é uma mistura especial mais leve do que ar, foi injetado por uma torneira que é ligada ao trecho com suspeita de vazamentos. Logo em seguida rastreamos o percurso do tubo enterrado com um analizador de gás de altíssima sensibilidade e encontramos dois pontos com uma concentração elevada do gás rastreador.

A escavação para a confirmação do vazamento de um dos pontos foi realizada na hora. A foto mostra o nosso técnico com o analisador de gás, o Sr. Mário (direita) e mais um morador observando o vazamento identificado. O problema foi uma rachadura em uma conexão, provavelmente devido ao desgaste do material.

Para o Condomínio Quebra Mar a contratação de uma empresa especializada em vazamentos foi um bom investimento, já que a redução na conta de água do próximo mês deve pagar esta despesa, ainda com sobra.

O vazamento:

Aqui tem como ver esta foto com uma resolução melhor



segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O número de cidades onde tem serviços não destrutivos com equipamentos da RCA Hydrotech continua crescendo

A tecnologia de detecção de vazamentos da Wagamet (grupo vonRoll, Suíça), que é comercializada pela RCA Hydrotech no Brasil, já está sendo utilizada por profissionais e empresas em 46 cidades em 11 estados. Além disto, alguns clientes que já estavam trabalhando com os nossos equipamentos fizeram pedidos adicionais.

Se você está com problemas de vazamentos e mora em uma das seguintes cidades, agora já podemos indicar um usuário de nossa tecnologia próximo de você. As novas cidades na lista abaixo estão em negrito.

Segue a lista atualizada:

Bahia: Salvador (7 usuários)
Distrito Federal: Brasília (5), Planaltina, Gama (2), Guará, Taguatinga
Goiás: Goiânia (2), Formosa
Minas Gerais: Belo Horizonte, Uberaba
Mato Grosso do Sul: Campo Grande (5)
Pernambuco: Recife
Paraná: Curitiba (6), Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Ponta Grossa
Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (3), Nova Friburgo (2), Petrópolis
Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Derrubadas, Santa Cruz do Sul
Santa Catarina: Florianópolis (2), Campos Novos, Joaçaba, Joinville (2)
São Paulo: São Paulo Capital (19), Americana, Araraquara, Campinas (2), Caraguatatuba, Fernandópolis, Guararema, Guarulhos, Ilhabela, Itapetininga, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, Ribeirão Preto (2), Santo André (2), São José dos Campos (2), São Vicente, Taubaté, Varzea Paulista